terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Música, uma forma de protesto



   Na minha opinião, a música é uma das coisas mais prazerosas que existem, pois não há nada melhor do que ouvir a sua música favorita em um momento daqueles. A música é uma ferramente que nos faz parar para pensar e refletir sobre nossas vidas, nosso mundo, entre outras coisas, porque ela abre novos caminhos e nos traz mais clareza para decidirmos qual rumo deveremos seguir.
"A música pode mudar o mundo porque ela é capaz de mudar as pessoas." - Bono Vox
   Além disso, ela também é uma forma de expressar a nossa opinião sobre os mais variados assuntos e pode servir como uma forma de criticar pessoas, governos e ações que estão presentes no nosso dia a dia.     Como uma exemplo disso podemos citar as músicas que foram compostas durante os tempos da Ditadura Militar aqui no Brasil, pois o governo censurou a imprensa e a mídia, tentando evitar formas de protestos que alertassem a população sobre o que realmente estava acontecendo. No entanto, alguns artistas, através de letras inteligentes, demonstraram seu profundo desgosto em relação ao governo nas suas músicas e para evitar a censura, utilizavam metáforas para expressar a sua opinião, ou seja, para o governo e para aqueles que não entendiam o significado da música, ela era apenas mais uma música dentre tantas outras, mas para os artistas e as pessoas que conseguiam compreender a mensagem oculta na letra, era uma forma de criticar o governo e ver que a realidade de uma maneira rapidamente.
   Hoje em dia ainda é possível encontrar muitas músicas cujas letras nos fazem pensar sobre os problemas do nosso mundo atual e, para mim, um artista que consegue fazer isso muito bem é Serj Tankian, que falarei mais sobre ele em outra postagem.
" A música não mente. Se existe alguma coisa para ser mudada em nosso mundo isso só acontecerá através da música." - Jimi Hendrix

2 comentários:

  1. Muito genial utilizar a música como forma de protesto.

    ResponderExcluir
  2. Por isso a tv globo acabou com a MPB e difundiu o Funk para todo Brasil através de suas pornovelas recheadas de crimes, onde o vilão sempre termina perdoado por seus crimes em uma situação confortável passando a mensagem subliminar "faça oque tu queres ha de ser tudo da lei...

    ResponderExcluir