segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Futebol e novelas, o pão e circo brasileiro



   O termo pão e circo (do latim Panis et circensis) se refere à uma política criada pelos romanos que tinha o objetivo de fornecer comida e diversão para o povo, fazendo com que este se sentisse menos insatisfeito com o governo, ou seja, era uma forma de manipulação sobre o povo.
   Embora tenha se "perdido" com o tempo, hoje em dia ainda é possível encontrar esse tipo de política no nosso mundo, e um exemplo onde isso acontece é o nosso Brasil, ah sim, o nosso querido Brasil, a terra do futebol e das novelas. Se você não concordar com o que direi neste texto, eu não ligo, pois você é apenas mais um alienado que fica aí sem fazer nada e sustenta os políticos que estão no poder.
   Voltando ao assunto do texto, o futebol e as novelas hoje em dia tem o mesmo objetivo da política do pão e circo criada pelos romanos: entreter o povo para que ele não fique insatisfeito com o governo e esse continue roubando diante de nossos olhos.
   Sobre o futebol especificamente, o Brasil é conhecido como o país do futebol, sim, mas isso é bom se levarmos em conta que em outros aspectos (educação, saúde, segurança e por aí vai) somos os piores do mundo? Obviamente não. Eu, sinceramente, não ligo mais para futebol, pois isso já perdeu a graça, é sempre aquela mesma merda e com o passar do tempo o governo vem se aproveitando dessa situação: enquanto o povo fica lá, ligado e fissurado na frente de uma televisão e comemorando os gols do seu time, os políticos estão roubando do meu, do seu, do nosso dinheiro e o que você faz? Nada, apenas grita gol.
   Essa questão de utilizar o futebol como uma arma publicitária foi muito explorada durante o Regime Militar, quando o Brasil foi tri-campeão mundial. Sim, naquela época o futebol já era explorado politicamente, pois o governo percebeu o quanto o povo deixar de fazer suas tarefas diárias para ficar sentado na frente da TV e assistir o jogo.
   Agora vamos para as novelas (ou telenovelas se preferir), mais uma inutilidade criada e difundida por ninguém mais ninguém menos do que a nossa querida Rede Globo de Televisão. Assim como o futebol, não vejo nenhuma graça em ficar assistindo uma droga de novela onde pessoas precisam fingir que são outras para terem sucesso.
   As novelas são simplesmente uma narração dos fatos cotidianos, mas de uma forma fictícia, e o que vejo é muitas pessoas acreditarem no que veem nas novelas e utilizarem isso como modelo de vida. Putz, onde está a sua originalidade se você decide seguir padrões tolos só por que viu em uma novela e achou isso legal?
   Enfim, tudo isso não passa de mais uma forma de o governo manipular os seus marionetes para que ele continue fazendo sujeira diante dos nossos olhos e depois quem limpa é a gente. Esse é o Brasil, um país que se preocupa mais com a diversão do que com a educação.

Um comentário:

  1. É por essas e outras que sempre seremos o país do futuro... um futuro que nunca chegará para esse povo idiota que só sabe reclamar, mas nas eleições está lá escolhendo os mesmos ladrões para roubar o seu parco dinheiro. Parabéns por escrever sobre isso! Denis - RJ

    ResponderExcluir