quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Capitalismo = Escravidão



   O capitalismo, sistema econômico utilizado por praticamente todos os países do mundo atualmente, é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada, com fins lucrativos. Em outras palavras, é um sistema econômico onde existem empresas e companhias que produzem determinados produtos e depois os vendem, utilizando os lucros para pagar os salários dos trabalhadores e investir na empresa. No entanto, hoje em dia a definição de capitalismo está mais para "trabalhe para mim, me sustente, me alimente e não pense, apenas trabalhe". Hoje em dia os trabalhadores são meros "escravos" dos donos de grandes companhias.
  Surgido ainda durante o feudalismo, o capitalismo foi um dos grandes responsáveis pelo rápido desenvolvimento da sociedade humana, através de investimentos em diversas áreas, como: tecnologia, educação, saúde, segurança, entre outras.
   Não podemos negar que o capitalismo foi o grande responsável por avançarmos tão rapidamente dentro dessas áreas, mas a que custos?
   Embora se pareça mais com o mocinho do que com o vilão da história, na prática é bem diferente. Hoje em dia, graças às "facilidades" que o capitalismo nos oferece, nos tornamos uma sociedade consumidora, que não se importa com a qualidade dos produtos que ela está comprando, mas sim com a marca que ela está levando para casa.
   Apesar de ser jovem, eu vivi parte do período em que os produtos eram feitos com qualidade e com uma durabilidade extremamente superiores aos produtos atuais. Alguns dos produtos feitos naquela época chegavam a durar mais de 10 anos, ao passo que os produtos feitos atualmente, com o uso de uma tecnologia avançada, mal duram 1 mês. E é aí que entra o vilão do capitalismo: as empresas fazem produtos "baratos" e com pouca qualidade para que quando eles estraguem, as pessoas comprem novos, dando mais dinheiro para essas companhias.
   Como se isso não bastasse, o capitalismo também é uma forma de controle sobre a parte da população menos favorecida, que representa aproximadamente 90% do total mundial e no total, esses 90% da população possuem pouco mais de 10% de todo o capital que circula no mundo. Enquanto que os 10% mais ricos têm em suas mãos quase 90% do dinheiro do mundo. Isso é justo? Pergunte a si mesmo, aos seus familiares, amigos, etc.
   Não, não é justo. Vivemos um mundo que, em teoria, todas as pessoas são livres e tem o mesmo direito, mas na prática, a situação é muito diferente. A liberdade existe até um certo ponto, mas onde estão os nossos direitos?
   Deveríamos viver em uma sociedade igualitária, sem governos, sem poder centralizado, sem entidades que dominam, sem capitalismo, pois o capitalismo nada mais é do que um sistema escravocrata que se beneficia das pessoas menos favorecidas para crescer e se fortalecer a cada dia.

   Se antigamente nossos ancestrais já negociavam mercadorias através de sistemas de trocas ou utilizavam outro métodos para negociar, sem ser o capitalismo, por que isso não seria possível hoje em dia? Simples, isso só daria certo em uma sociedade que é capaz de pensar em si mesmo e tem consciência de que deve fazer aquilo que é certo, não aquilo que for imposto a ela.
   Esse é meu pensamento sobre o capitalismo, e espero que ao lerem isso vocês possam refletir um pouco sobre o assunto. Para mim, o capitalismo é um dos maiores erros que a humanidade já cometeu, só perde para a religião, que falarei em outra postagem. Está na hora de mudarmos, e a mudança só pode ser feita se o povo se unir e lutar pelos seus direitos.

8 comentários:

  1. Faz sentido o que você escreveu. Mas o capitalismo é tão bom que te dá o direito de não consumir, ou seja, você recebe seu salário e não consome, aí o seu dinheiro é seu para te permitir comprar sua carta de auforria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você guarda o seu dinheiro, a economia desacelera, postos de trabalho desaparecem, menos produtos no mercado (inflação), mais gente desempregada e sua grana guardada desvaloriza. O sistema é falho na origem, ou você trabalha ou ferra a sociedade ... É quase como uma extorsão.

      Excluir
    2. Você guarda o seu dinheiro, a economia desacelera, postos de trabalho desaparecem, menos produtos no mercado (inflação), mais gente desempregada e sua grana guardada desvaloriza. O sistema é falho na origem, ou você trabalha ou ferra a sociedade ... É quase como uma extorsão.

      Excluir
    3. Caralho
      qualquer economista rindo de vc
      o dinheiro acumulado ao longo da sociedade fez ela avancar
      se todos consumisemos tudo aquilo que produzimos em vida
      estariamos nas epocas das cavernas
      ja leu mises ?

      Excluir
  2. Faz sentido o que você escreveu. Mas o capitalismo é tão bom que te dá o direito de não consumir, ou seja, você recebe seu salário e não consome, aí o seu dinheiro é seu para te permitir comprar sua carta de auforria...

    ResponderExcluir
  3. Vlh vc já estudou história? Ja viu que um dos motivos da guerra civil dos EUA foi justamente pq os senhores donos se escravos eram contra a industrialização e o estabelecimento de salários? O capitalismo malvadão é quem garante o salário já que quanto mais um trabalhador ganha maior pode ser seu empenho na empresa

    ResponderExcluir
  4. "Deveríamos viver em uma sociedade igualitária, sem governos, sem poder centralizado, sem entidades que dominam, sem capitalismo, pois o capitalismo nada mais é do que um sistema escravocrata que se beneficia das pessoas menos favorecidas para crescer e se fortalecer a cada dia."

    O cara se auto-refuta gente, não precisa nem argumentar contra.

    Ou você é anarquista ou um liberal que não sabe o que é liberalismo, pois a esquerda e a escola de Frankfurt comeu seu cérebro. Numa boa, procure estudar sobre liberalismo (econômico e social) e se pergunte o porque do governo não gostar nem de ouvir essa palavra e fazer o possível para demonizá-la.

    Ps: As grandes corporações também detestam o capitalismo, procure os Rothchild, rockfeller, George Soros e companhia e você percebe que eles financiam pessoas com o seu pensamento.

    ResponderExcluir
  5. Era a primeira vez que um dirigente da União Soviética pisava solo americano. Ao retornar a seu país, Kruschev declarou: “Eu vi os escravos do capitalismo. E vivem bem.”

    ResponderExcluir