quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Brasil, o país da hipocrisia


   Antes de começar a ler o texto, eu gostaria que você se perguntasse: Eu sou hipócrita? Acredito que a resposta da maioria seja não, mas será que você está falando a verdade? Difícil saber. Talvez muitos responderam que não são hipócritas pois não sabem o que isso significam ou porque não foram sinceros consigo mesmos.
   Se você já sabe o que é hipocrisia, não precisa ler o restante do texto, mas agradeceria se o fizesse mesmo assim.
"A hipocrisia é parecida com uma máscara: você a usa para ser alguém que não é." - A.L.B.
   Mas então, o que é hipocrisia? A hipocrisia acontece quando uma pessoa ou a própria sociedade, em palavras mais simples, diz que é contra tal coisa ou que defende outra coisa mas na hora que isso acontece com ela, ela simplesmente esquece dos seus princípios e seus ideais, ou seja, é fingir ter uma qualidade, crença, sentimento que na verdade não se tem. Um breve exemplo disso: digamos que você seja contra a corrupção e que odeie quem faz esse ato, mas na hora em que você recebe mais troco do que deveria receber após uma compra e não fala para a pessoa que deu o seu troco, você está sendo hipócrita (eu garanto que se você recebesse menos do que deveria você ficaria um bom tempo discutindo com a pessoa que deu o troco errado até conseguir o que devia ter ganho).
   Esse é só um exemplo sobre o que é hipocrisia. Se você parar para pensar e refletir um pouco sobre seus atos ou até mesmo os atos da sociedade, você verá que a maioria das pessoas é, de alguma forma, hipócrita.
   Vou dar mais um exemplo, mas agora a nível de país: acredito que muitos saibam que o Brasil é um estado laico, ou seja, um país onde há liberdade de escolha da religião e não deve haver uma que se sobreponha a outra (se você não sabia disso, vai ler a Constituição Federal que você verá isso e muitas outras coisas que o deixarão indignado). Pois é, é aquele velho clichê aparecendo mais uma vez: nem tudo o que funciona na teoria funciona na prática. E se você não acredita nisso, pegue uma cédula qualquer e procure a inscrição "deus seja louvado". Isso é digno de um estado laico? Não, não é. Essa frase me faz entender que a única religião permitida no país ou pelo menos a que "tem maior poder"é a religião cristã (católicos, evangélicos e todos os outros que se encaixam nisso) e que as outras não podem ser praticadas.

   Eu, como um ateu, mas acima disso, como um cidadão, me sinto meio que ofendido de ver essa frase todas as vezes que pego uma cédula, pois isso está errado de acordo com a nossa Constituição. Isso que aqui só falei das cédulas, mas se você pesquisar um pouco, verá que nos tribunais, escolas públicas e outros estabelecimentos públicos, há imagens, crucifixos e outras coisas relacionadas com a religião cristã.
   Essa inscrição poderia ser removida das cédulas? Não apenas poderia, mas deveria ser removida. Ano passado já foi feito um pedido a justiça para que a inscrição fosse removida, mas, infelizmente, não foi aceita pois falaram que isso tinha que ser visto com o Banco Central e com não sei mais quem (é claro que o governo não ia se mexer para fazer uma coisa dessas, que não traria nenhum lucro para eles). A ideia de se retirar a frase das cédulas está baseada no fato de que a Constituição Federal deve ser seguida e respeitada, porque do jeito que a coisa anda, acho que nem vale mais a pena ter uma Constituição Federal, pois nem o governo, que deveria dar o exemplo, a está seguindo, e ainda quer cobrar do povo, me poupe. Governo hipócrita é foda
   Enfim, agora que você leu o texto e refletiu um pouco, se pergunte novamente se você é hipócrita e responda sinceramente. Acredito que a resposta será diferente da resposta que foi dada no começo.

6 comentários:

  1. Boa noite,
    Você precisa de se arrepender do seu pecado.Romanos 3:23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc precisa respeitar a opinião dos outros. Ser "crente" nõ é ser dono da verdade

      Excluir
    2. Parabéns pelo texto, me identifique muito com o seu modo de pensar.

      Excluir
  2. Para que colo cara o nome de "Deus" em dinheiro? Deus que almas salvas e não luxo! Concordo totalmente com o autor desse texto.

    ResponderExcluir
  3. Realmente por isso todos o feriados religiosos deveriam se proibidos,tanto estaduais quanto Federais nada de feriados, somente nossos feriados de Independência é Proclamação.

    ResponderExcluir
  4. Essa "inscrição" no dinheiro (vil metal) é obra da maçonaria, e como tal os crucifixos em repartições públicas, que nada mais é que: Olha o que fizemos com ele!

    ResponderExcluir