quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Manipulação, a gente vê por aqui

   Manipular alguém é fazer com que essa pessoa realize alguma tarefa, na maioria das vezes, contra a sua própria vontade e geralmente em benefício da pessoa que mandou ela fazer isso.
   Atualmente existem diversas maneiras de manipular alguma pessoa, como por exemplo: utilizar a força, dinheiro, chantagem, entre outros.
   Neste texto vou buscar explicar unicamente a manipulação midiática, dizendo o que é, como acontece e também citarei alguns exemplos de onde isso acontece hoje em dia.
   Bom, antes de mais nada é preciso entender o que é a manipulação midiática. A manipulação midiática é um modo de manipulação que acontece quando alguma mídia (TV, rádio, jornal, etc) utilizam argumentos, muitas vezes falsos ou incompletos, para fazer com que o espectador faça determinada atividade contra a sua vontade e que estará beneficiando aqueles que o estão controlando.
   Mas como essa manipulação realmente acontece? Recentemente li um texto na internet que mostrava as 10 estratégias que a mídia utiliza para manipular os espectadores, texto escrito por Noam Chomsky, segundo o que consta em alguns sites.
   Não vou descrever cada uma das estratégias pois coloquei o link do texto na íntegra acima, e vou apenas citá-los.
    1. Distração (acredito que seja uma das mais utilizadas atualmente);
   2. Criar problemas e depois oferecer soluções (tentando passar a imagem de que eles estão realmente ajudando);
   3. Estratégia da Gradação/Gradualidade (ou seja, libere as informações aos poucos, assim o povo fica mais tempo pensando sobre isso e no final não vê que está sendo manipulado);
    4. Estratégia do Deferido (dizer que algo, embora "doloroso", é necessário;
   5. Dirigir-se ao público como se fossem crianças de baixa idade (apresentar argumentos com linguagem "infantil" fará com que a pessoa pense da mesma maneira que uma criança pensa);
   6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão (lidar com o emocional das pessoas abre o seu  inconsciente, fazendo com que as ideias e informações "penetrem" mais fundo na cabeça da pessoa);
   7. Manter o público na ignorância e na mediocridade (não deixar que o povo entenda a maneira como está sendo mantido escravo do sistema);
  8. Estimular o público a ser complacente na mediocridade (fazer o povo acreditar que ter um mau comportante está na moda);
  9. Reforçar a autoculpabilidade (levar a pessoa pensar que ela é a culpada dos problemas que estão acontecendo);
  10. Conhecer melhor os indivíduos do que eles mesmo se conhecem (conhecendo melhor as pessoas, torna-se mais fácil manipulá-las).
   E se você acha que isso não existe nos dias de hoje basta para um pouco para refletir sobre isso que aparecerão inúmeros exemplos dessas estratégias de manipulação.
   A manipulação está mais evidente nas emissoras de TV aberta, porque todo mundo tem acesso à elas e o maior exemplo disso é a Rede Globo, embora não se possa deixar de lado a Band, RedeTV, Record e o SBT.
   Vou falar mais sobre a Globo porque hoje ela é a maior emissora de TV do Brasil e com isso seu poder de manipulação é muito elevado.
   Fundada em 1965 pelo jornalista Roberto Marinho, a Globo, atualmente, atinge cerca de 99,50% da população brasileira, e através dos seus programas "educativos", como: turma do Didi, Esquenta, Caldeirão do Huck, Domingão do Faustão, Fantástico, Jornal Nacional, futebol e, os principais, as malditas novelas e a porra do Big B**** Brasil, ela consegue manipular uma grande número de pessoas que passam horas e horas por dia sentados em frente à televisão assistindo a esse lixo ao invés de estarem trabalhando ou fazendo algo útil. Não vou falar sobre o BBB nem sobre as novelas porque já falei em postagens anteriores, mas, pelo menos na minha opinião, esses programas são os principais meios de manipulação que a Globo utiliza.
   Vale lembrar também que a Globo, desde que foi fundada, sempre esteve apoiando a elite e os grupos políticos, principalmente na época da Ditadura Militar.
   Acredito que está na hora de as pessoas se ligarem que estão sendo manipuladas e começarem a lutar contra isso, pois só assim deixaremos de ser um país com uma política de pão e circo.
   Alguns vídeos sobre a manipulação feita pela Rede Globo:
   Documentário feito pela BBC em 1993 que foi censurado aqui no Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário