O Brasil atualmente tem a 6ª maior economia do mundo, e continua crescendo. Isso seria algo para nos orgulharmos do nosso país se não fosse o fato de estarmos tão mal colocados nos rankings de outras áreas que são extremamente importantes para o desenvolvimento do país, como por exemplo a educação. Em um estudo realizado nesse ano comparando a educação de 40 países, o Brasil ficou em penúltimo lugar, onde foram comparadas notas de testes e a qualidade dos professores, entre outros fatores. Em outro estudo realizado pelo Unesco, o Brasil encontra-se na 88ª posição de 127 países.
O que isso pode nos mostrar? Muita coisa, principalmente se levarmos em conta que praticamente todos os países que estão na frente do Brasil quando se fala em educação são países que possuem uma economia muito inferior a nossa. Mas por que a situação está desse jeito por aqui? É simples. Nós temos os políticos mais caros do mundo e eles não são poucos, são muitos, e todos "precisam" ser sustentados de alguma forma. Como se isso já não bastasse, tem ainda os casos de corrupção e outros casos de lavagem de dinheiro, fazendo com que o dinheiro não seja investido naquilo em que deveria ter sido.
Chega de falar de educação, vamos agora falar sobre a Copa do Mundo, que trará inúmeros benefícios para a população brasileira, até parece, pois o governo está investindo "pesado" em infraestrutura e na melhoria da qualidade de vida dos políticos da população. Me poupe. Essa Copa do Mundo só trará mais prejuízos para o nosso país e fará com que sejamos mal vistos do lado de fora.
Os orçamentos das obras da Copa do Mundo já ultrapassaram em muito o que havia sido calculado no início, e isso não é tudo. No começo, pelo menos 90% do dinheiro que seria gasto nas obras era pra vir de entidades privadas. Somente os 10% restantes sairiam dos cofres públicos. Mas como tudo que é bom dura pouco, isso logo foi por água abaixo e esses valores ficaram bem diferentes. Estima-se que aproximadamente 98,56% da verba necessária para as obras virá dos cofres públicos e o resto (1,44%) virá de entidades privadas. Talvez você não se interesse por isso, mas fique sabendo que quem paga e enche os cofres públicos é você, eu e toda a população brasileira.
Criando um paralelo entre a Copa do Mundo e a nossa educação, na minha opinião, o Brasil não devia nem ter se candidatado para sediar a Copa, sem ao menos investir um pouco mais em educação e melhorar a qualidade do nosso país. Mas não. Um dos motivos que fez os políticos idiotas aceitarem sediar a Copa e não investir em educação foi pelo fato de que as obras da Copa podem ser mostradas para o mundo, podem ser visualizadas, enquanto que a educação é algo mais difícil de se mostrar, mas é possível. Isso só mostra o total descaso do governo para com a população.
Um exemplo da falta de preocupação com a educação que me preocupou muito foi quando o prefeito de Belo Horizonte elaborou um projeto de lei para que os 30% do orçamento da cidade (aproximadamente R$500 milhões) que são destinados para a educação fossem cortados em prol das obras da Copa. Aonde já se viu isso?
Essa Copa só mostrará para o mundo como o Brasil quer ser, não como ele realmente é. Mas acredito que os visitantes que vierem para cá assistir os jogos terão uma visão diferente disso e poderão ver a merda que é como realmente é o nosso país.
Enfim, após essa breve reflexão, quero concluir dizendo que sou totalmente contra esse lixo a Copa porque parece que hoje o governo só tem olhos para isso e nem se preocupa mais com a população.
ACORDA BRASIL!